quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dosando as nossas emoções.



Mamães, segunda feira à noite fui numa palestra com o psicoterapeuta Márcio Schultz chamada “As competências emocionais Eneagrama na gestão de pessoas”. Fui com o pessoal do Hotel e a palestra era para líderes de equipe, falava sobre como é importante saber lidar com as suas emoções na hora de tratar com pessoas. Mas porque estou falando sobre isso aqui num blog sobre maternidade? Porque durante todo o tempo em que ele falava lá na frente eu fazia uma associação dos ensinamentos com a educação dos filhos. Não vou lembrar exatamente de tudo o que ele ensinou mas basicamente ele mostrou que muitas vezes temos uma boa intenção, queremos que algo dê certo mas nem sempre (quase nunca) nos comportamos para tal resultado. Ele apresentou alguns tópicos em que as emoções são responsáveis pelo vínculo e identificação do indivíduo com a sua função mas que quando elas manifestam em excesso, perdem a qualidade de competência emocional, transformando-se em vícios emocionais, responsáveis por conflitos e desengajamento (esse final do texto eu tirei daqui).

Teorias sobre gestão de pessoas, na minha humilde opinião, enquadram-se na educação dos pequenos, claro que com uma certa adaptação porque quando mães nos vemos invadidas de um amor sem fim que por algumas (várias) vezes influencia nas nossas decisões. Nem sempre é fácil agir com a razão quando eles nos olham com aquelas carinhas fofas ou quando nos vemos no meio de uma crise de birra. Segundo a teoria dele, se temos a intenção de que nossos filhos sejam bem educados precisamos nos comportar para tanto, ou seja, nem ceder diante de um sorriso e nem bater na criança diante de um ataque de fúria. Apesar de saber que na teoria tudo é perfeito e utópico, gostei muito desse modo de pensar a relação entre as emoções, comportamentos e intenções. Educando o João no dia a dia me sinto perdida porque acho que faço tudo certo mas nem sempre o resultado é aquele que eu queria. Geralmente isso se dá pelo cansaço, que me torna uma mãe menos paciente e mais preguiçosa. A minha intenção, como acredito ser a da maioria das outras mães é a melhor, mas nem sempre o meu comportamento com o João resulta numa boa educação. Me fiz entender? Hahahaha.

Espero que vocês tenham gostado do texto!! Comentem mais mamães, não se sintam acanhadas. Sei que nem sempre temos tempo de ficar escrevendo. Eu mesma, entro nos meus blogs preferidos todos os dias e nunca comento! Mas queria que vocês participassem mais, afinal essa é a intenção desse blog.

Amanhã teremos a entrevista da semana com uma mãe muito bacana já com consegue administrar dois meninos e uma carreira profissional bastante corrida. As respostas estão MUITO legais!! Espero todas vocês aqui!! Mandem emails e contem suas histórias! Quem sabe você não aparece por aqui! Uma leitora me mandou a sua história, que é muito diferente mas envolve os nossos mesmos dilemas, e semana que vem vai aparecer aqui no blog! Aguardem!!

beijo beijo

2 comentários:

Angi disse...

oi
sou nova por aqui!
adorei essa palestra, e também adoro fazer relações de tudo com a maternidade, parece que é impossível não fazer isso depois que nos tornamos mães!
adorei seu blog, e te convido a conhecer o meu, para trocarmos muitas dicas, experiência!!
Tem uma pesquisa rolando por lá, se puder participa!
Beijocas
Angi
http://maedeguri.blogspot.com/2011/08/escolha-do-nome-pesquisa-blogosfera.html

Eliane Baron Pinheiro disse...

A duvida,insegurança,medo ..... dos pais no que seus filhos encontrarao e se tornarão no caminho de suas vidas, para mim este tempo já passou e coroado com um maravilhoso neto pois tenho o privilegio de ser a Mae da Juliana. Parabéns e muito obrigada por ter correspondido o que em muitas situações não compreendida mas que confiavas. Obrigada pelo Joao Pedro e por continuar a confiar. AMO MUIIITO VOCES